quarta-feira, 12 de dezembro de 2007

0 As dez músicas mais malucas



As dez músicas mais malucas

Se na história da música não faltam obras geniais, muito mais numerosas são as canções que fazem questão de ser fora do comum por pura maluquice mesmo. Divirta-se com as histórias das mais doidas canções do Universo!
10) OUÇA ESTA CAOÇÃO'OH, SUSANNA' - THE SINGING DOGSESTADOS UNIDOS,1955
O engenheiro de som Carl Weissman foi um dos primeiros a gravar pássaros canoros, e uma de suas tarefas era remover sons indesejáveis, incluindo latidos de cães, usando a velha e boa tesoura nas gravações em fita. Um belo dia, Weissman se viu diante de uma pilha de pedaços de fita com latidos e teve a idéia de montar um coral canino, ou melhor, um 'corau-au'!
A gravadora RCA soltou os cachorros cantando 'Oh, Susanna' e 'Jingle Bells', emplacando um dos grandes sucessos do ano.


09) ARROTO MAROTO'IT'S A GAS' - ALFRED E. NEUMANEUA,1962
Esta proeza escatológica deve-se à revista de humor americana Mad. A música é um twist quase-instrumental cheio de breques. Em cada breque, temos um sonoro arroto atribuído a Alfred E. Neuman, o famoso personagem sorridente símbolo da revista, clone do George W. Bush. Quem fala inglês entendeu: o título da música é um trocadilho com dois sentidos da expressão it's a gas, que pode significar tanto 'é um barato' quanto 'é um gás' mesmo.


08) SAMBA DO BRANQUELO DOIDO'CARNIVAL IN OLINDA' - BLOCO VOMITINGLATERRA, 1999Imagine uma dezena de escoceses doidos por punk inglês e samba-reggae tocando clássicos do rock de todas as épocas - incluindo composições próprias como esta 'Carnival in Olinda', misturando guitarras altas com batucada do Olodum e um trombone tão nada a ver que soa perfeito.Os quarentões do Bloco Vomit usam pseudônimos para não se queimar em seus empregos normais. O grupo esteve no Brasil para promover seus discos ainda em 1999.


07) ROCK HORROR SHOW'NEON MEATE DREAM OF A OCTAFISH' -CAPTAIN BEEFHEART & THE MAGIC BANDESTADOS UNIDOS, 1968Aqui, a doideira já começa pelo título, traduzível como 'Sonho do Meato (orifício como o do pênis) de Néon de um Peixe de Oito Patas'. O tal Captain Beefheart era um cantor e compositor dos anos 60 especialista em misturar blues, poesia beat e free-jazz. Já a sua Magic Band tocava como se nunca tivessem pego num instrumento antes na vida.Nessa gravação, Beefheart deixou a banda improvisar e depois cantou sem usar fones de ouvido - ou seja, sem nem ouvir a parte instrumental.


06) O AVESSO DO AVESSO'THEY'RE COMING TO TAKE ME AWAY, HA-HAAAA' -NAPOLEON XIV ESTADOS UNIDOS,1966Mais uma brincadeira de engenheiro de som, desta vez o americano Jerry Samuels. Usando um dos primeiros varispeed (engenhoca que permite mudar a nota emitida pelo cantor), Samuels criou a saga de um cara que enlouquece ao ser abandonado pela amada - e enlouquece em grande estilo, a ponto de se apresentar como Napoleão XIV e ser levado para um hospício.O lado B do compacto original é mais maluco ainda - é a mesma gravação de trás para frente, até no título, 'Aaaah-ah, Yawa Em Ekat Ot Gnimoc Er'yeht'!


05) POW, TUM, FOM-FOM!'COCKTAIL FOR TWO' - SPIKE JONES & THE CITY SLICKERSESTADOS UNIDOS, 1945
O maestro e baterista americano Spike Jones bem que merecia um prêmio pelo pioneirismo no uso de efeitos sonoros inusitados, incluindo tiros de revólver, buzinas e arrotos. Jones e sua turma foram mestres em subverter canções populares. Começavam a tocá-las de forma séria e bonita e de repente lá vinha um tiro ou buzinada, a banda engatava uma terceira e danava-se tudo. "Cocktail for Two" é um dos mais marcantes sucessos dessa rapaziada.
Até hoje, a música serve como fundo sonoro para "videocassetadas" e programas de humor.


04) EU TÔ MALUCO (MESMO)'MERRY-GO-ROUND' - WILD MAN FISCHERESTADOS UNIDOS,1968
Esse disco foi uma maldade de Frank Zappa, mestre da sátira musical que às vezes exagerava. Nesse caso, ele convidou um maluco para gravar um som - maluco mesmo, diagnosticado como esquizofrênico paranóico, que não conseguia parar de cantar alto e descontrolado e vivia em hospitais psiquiátricos.Zappa descobriu Wild Man Fisher enquanto ele cantava na rua em troca de moedas. O cara ganhou um disco ao vivo em clima da mais completa doideira.


03) SORRIA, MEU BEM'THE OKEH LAUGHING RECORD' -OTTO RATHKE E LUCIE BERNARDOALEMANHA,1922
Um trompetista começa uma melodia bonita e triste... e poucos segundos depois é interrompido por um homem e uma mulher rindo descontroladamente. Esse ancestral fonográfico dos "saquinhos de risadas" fez tanto sucesso que inspirou várias continuações e imitações."OKeh" é o nome da gravadora que lançou a gravação. O casal risonho é a dupla Otto Rathke (o trompetista da música) e Lucie Bernardo.


02) BRASILEIRINHO'CABEÇA' - WALTER FRANCOBRASIL,1972
Cena: sétimo e último Festival Internacional da Canção, no Maracanãzinho, em 1972. O ginásio lotado dando de cara com uma canção sem melodia e quase sem companhamento, dizendo bem lentamente: 'Sua cabeça vai explodir, irmão... olha que ela pode...'Walter Franco fez jus a seu mote 'manter a mente quieta e o coração tranqüilo', enfrentando com serenidade a estrondosa vaia que levou nesse festival. Mas, quando precisa, o cara sabe mandar belas gritarias, como fica provado nas músicas 'Canalha' e 'Feito Gente'.


01) SALADA GERAL'ZAIREEKA' - THE FLAMING LIPSESTADOS UNIDOS,1997O campeão do nosso Top 10 não é uma música, mas um disco inteiro. Não bastassem faixas como 'Okay Mi Admit That I Really Don't Understand' ('Tá Legal, Admito Que Não Saque') e 'March Of The Rotten Vegetables' ('Marcha das Verduras Podres'), esta banda americana lançou este CD na forma de álbum quádruplo.Os quatro CDs têm as mesmas faixas, mas cada um tem apenas alguns instrumentos de cada faixa. Ou seja: para desfrutar do disco na íntegra é preciso ouvir os quatro CDs ao mesmo tempo, usando quatro aparelhos.

0 comentários: